Alentejo – 13% – PVP: 39,90 Euros – Nota: 90/18
De cor rubi. Esta edição apresenta aromas bem marcados a fruta vermelha e mineralidade. Em segundo plano mostra-se a folha de tomate e algumas flores. No palato é evidente a fruta vermelha levemente texturada e fresca. Para a mesa ou para guardar.
Este vinho mostra como é que a tradição milenar, tantas vezes muito rústica, também pode ser elegante e polida. Esta é a melhor edição de sempre.
Vinificação: A vinificação realizou-se em talhas de barro, sem controlo de temperatura, por ação de leveduras indígenas. O vinho estagiou durante dois meses em garrafa.
Castas: Trincadeira (40%), Moreto (30%) e Tinta Grossa (30%).
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve floral, leve folha de tomate, cereja, amora, resina, barro e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), amora, cereja e final longo.
Produtor: Espaço Rural.
Projeto: O enólogo Pedro Ribeiro adquire várias propriedades, em 2009, localizadas na Vidigueira, Portalegre e Serpa. No ano de 2010 laçou a primeira colheita no mercado. Atualmente, o projeto apresenta cerca de 26 hectares de vinhedos.
Enólogo: Pedro Ribeiro
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 15º
Data de prova: 2024/7/9
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.