
Vinho Verde – 12,5% – PVP: 50 Euros – Nota: 93/18,5
Proveniente de uma única vinha, localizada na margem esquerda do Rio Lima, a uma altitude de 35 metros. Aromas a fruta cítrica, especiarias, frutos secos, mineralidade, leve folha de louro e leve salinidade. No palato revela fruta cítrica, especiarias, leve fruto seco e leve salinidade
A primeira edição com a casta Loureiro mostra-se austera e mineral. É um dos grandes vinhos nacionais elaborados com esta casta.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram com as películas. O vinho estagiou em barricas durante 24 meses, com “bâtonnage”.
Casta: Loureiro.
Aspeto: Intensidade média e cobre.
Nariz: Intensidade média(+), casca de uva, casca de laranja, marmelo, avelã, leve folha de louro, pimenta branca, leve salino e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, marmelo, leve amêndoa, pimenta branca, leve salinidade e final longo.
Enólogo: Anselmo Mendes
Produtor: Anselmo Mendes Vinhos.
Projeto: Anselmo Mendes nasceu e cresceu em Monção mas licenciou-se em Engenharia Agro-Industrial em 1987, pelo Instituto Superior da Universidade Técnica de Lisboa, e, mais tarde, pós-graduou-se em enologia pela Universidade Católica. Recentemente, o produtor adquiriu a Quinta da Bemposta, uma propriedade com 62 hectares sendo 40 de vinha, próxima de Monção, com o objetivo de recupera-la para a transformar num complexo vínico. Os vinhos, contudo, continuam a ser vinificados em Melgaço, numa adega com capacidade instalada para 800.000 litros.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2025/2/10
Observações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.