Vinho Verde – 12,5% – PVP: 60 Euros – Nota: 94 95/18,5 19
Este vinho tem a particularidade de apresentar curtimenta total, o que lhe confere uma grande originalidade, ou melhor, um regresso a um passado que remete para os primórdios dos vinhos.
O vinho apresenta aromas muito intensos e extremamente complexos que acabam por contrastar com uma grande austeridade e carga tânica. No fim da prova ficamos com a ideia que este vinho é elegante mas cheio de garra.
Este vinho mostra agora uma leve fruta de caroço e evolução num registo exótico e completamente fora da caixa.
Um hino à região e à casta.
Casta: Alvarinho.
Aspeto: Intensidade média e cobre.
Nariz: Intensidade média, casca de laranja, marmelo, leve pêssego, feno, leve mel, salino e pedra molhada, madeira exótica e folhas secas.
Boca: Seco; acidez alta; tanino médio e secante; álcool médio, muito corpo, intensidade média(+), lima, leve pêssego, biscoito, sal e final longo.
Produtor: Anselmo Mendes
Projeto: Anselmo Mendes nasceu e cresceu em Monção mas licenciou-se em Engenharia Agro-Industrial em 1987, pelo Instituto Superior da Universidade Técnica de Lisboa, e, mais tarde, pós-graduou-se em Enologia pela Universidade Católica. Recentemente, o produtor adquiriu a Quinta da Bemposta, uma propriedade com 62 hectares sendo 40 de vinha, próxima de Monção, com o objetivo de recupera-la para a transformar num complexo vínico. Os vinhos, contudo, continuam a ser vinificados em Melgaço, numa adega com capacidade instalada para 800.000 litros.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 6/7/2019 – 13/3/2023