Alvarinho Deu la Deu Histórico Branco 2017

Mind the Glass

Vinho Verde – 12,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 88+/17,5 – 89/17,5

Esta referência mostra aromas muito marcados a fruta cítrica, mel, chá e mineralidade. No palato revela fruta fresca, chá, corpo, muita estrutura, texturado, gordo e cheio de garra. 

Um vinho com alguns aromas de evolução mas ainda com muita vida pela frente. Uma excelente surpresa

Casta: Alvarinho.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e as massas juntaram-se com o mosto em cuba de inox onde foram submetidas a um processo de maceração pré-fermentativa durante 24 horas. A fermentação decorreu em inox com temperatura controlada durante 3 semanas. Após terminada a fermentação alcoólica foi desencubado e colocado em inox, separando-se o vinho das massas, permanecendo durante 12 meses sobre as borras. Após o engarrafamento estagiou durante 3 meses.

Aspeto: Intensidade média e dourado escuro.

Nariz: Intensidade média(+) (-), casca de laranja, tangerina, leve palha, leve mel, engaço, chá e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, leve mel, leve manteiga, chá e final médio(+).

Temperatura de Serviço: 12º – 14º

Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.

Projeto: A Adega Cooperativa Regional de Monção foi fundada a 11 de Outubro de 1958, por iniciativa de 25 viticultores. Ao longo das décadas seguintes houve um grande investimento na ampliação das instalações e nas tecnologias de vinificação.

Atualmente, a Adega de Monção possui 1720 produtores associados somando uma área total de vinha de 1237 hectares, o que se traduz em cerca de 8.000.000 Kg anuais, dos quais 60% são da casta Alvarinho.

Produtor: Adega Cooperativa de Monção

Enólogos: Fernando Moura e José Loureço

Capacidade: Standard (0,75 L)

Data de prova: 23/6/2020 – 5/6/2021

Observações: Amostra gentilmente fornecida pelo produtor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.