Dão – 14% – PVP: 23,88 Euros – Nota: 93/18,5
De cor rubi. Uma verdadeira sinfonia aromática composta por fruta vermelha, especiarias, fruta preta, mineralidade, pinho e alguma evolução. O palato mostra fruta fresca e especiarias num registo levemente texturado. Para mesa.
Um vinho de recorte elegante e preciso. No ponto para ser bebido, mas ainda com capacidade de envelhecer por mais alguns anos em cave. Um clássico do Dão…completamente desconhecido.
Vinificação: As uvas fermentaram em lagares de granito com as leveduras indígenas. A fermentação maloláctica decorreu em cubas de inox durante 5 meses seguindo-se um estágio em barricas usadas de carvalho francês durante 8 meses. O vinho foi engarrafado ao fim de dois anos e encontra-se em garrafas numa cave aclimatizada desde então.
Casta: Touriga Nacional.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, pinho, leve esteva, amora, framboesa, pimenta branca, leve tabaco, leve folha seca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média, tanino redondo, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), amora, framboesa, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Quinta do vale do cesto.
Projeto: Em 2014, próximo de Oliveira do Hospital, iniciou-se o projeto e dois anos depois foram ampliadas as vinhas. Nesse ano foi igualmente constituída a sociedade comercial. Atualmente, conta com aproximadamente 8 hectares de vinha, na sua maioria, dividem-se em duas grandes áreas, a Quinta Vale do Cesto, onde se situa a adega e a Quinta de Santo António, distando entre si aproximadamente 10km.
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 6/7/2023
Observações: Amostra gentilmente enviada pelo produtor.