Bairrada – 11% – PVP: Indisponível – Nota: 93/18,5
Gostei muito da conjugação dos aromas primários (fruta), com os secundários (lácteos) e terciários (oxidação) que esta referência revelou ao meu nariz e palato. A acrescentar a tudo isso, o vinho apresenta uma elevada acidez, baixo alcool e final longo que o catapultam para um patamar de excelência. Tenho de confessar que os meus vinhos favoritos são aqueles que apresentam múltiplas dimensões aromáticas ou seja aromas da fermentação, da pós-fermentação e de envelhecimento. Este vinho tem tudo isso e muito mais. Um grande vinho capaz de se bater com o que de melhor se faz lá por fora.
Castas: Bical
Aspeto: pálido e dourado.
Nariz: intensidade média, lima, damasco, amêndoa, biscoito, feno, pedra molhada e salino.
Boca: seco, acidez alta, álcool baixo, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, damasco, cereal, pedra molhada, manteiga, salino e final longo.
Produtor: V Puro
Projeto: O conceito deste projecto resulta do desejo de criar vinhos baseados no rico património varietal português. A escolha recaiu sobre antigos vinhedos da variedade Baga, e o projeto V PURO veio junto com a descoberta de vinhas velhas, com idade entre 80 e 120 anos, plantadas no coração da Bairrada.
Condição de Prova: Ao almoço e 24 horas depois de aberto.
Temperatura de Serviço: 14º
Data de prova: 23/5/2019