Vinhos Verdes – 13,5% – PVP: 15 – Nota: 84
O projeto AJTS é um empreendimento familiar que controla diversas quintas mas a adega situa-se na próxima da cidade de Amarante, junto ao rio Tâmega, na Quinta da Ribeira em Gatão.
A Quinta da Chapa está exclusivamente dedicada à produção de uvas brancas, com parcelas de Azal e Arinto.
A Quinta de Vila Pouca está situada junto ao Rio Tâmega, tal e produz vinhos da casta Azal, Arinto, Vinhão e Espadeiro. O solo é maioritariamente granitico.
A Quinta da Ribeira localiza-se na margem direita do Rio Tâmega e encontra-se num vale abrigado dos ventos e de amplitudes térmicas elevadas.
Casta: Vinhão
Aspeto: Púrpura e forte.
Nariz: Intensidade média, cacau, ginga madura, amora madura, mirtilo e pedra molhada.
Boca: quase seco, tanino bem integrado, acidez média, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média, ginga madura, amora, chocolate e final médio.
Conclusão: Gostei bastante do aroma a fruta madura e da mineralidade apresentada. Também gostei muito dos taninos integrados, da acidez controlada e da fruta silvestre madura evidenciada no palato.
Também tenho de confessar que gostei menos de alguma doçura que o vinho apresentou. Ainda assim, é um bom exemplar da casta Vinhão que se afasta do registo mais rústico e tradicional da região.
Produtor: AJTS
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 18º
Data de prova: 21/4/2019