Vinhos Verdes – 12,5% – PVP: 25 Euros – Nota: 93+/18,5
Um vinho com aromas leves a flores, fruta cítrica, especiarias e muito mineral. No palato confirma a fruta cítrica e mostra leves especiarias. Para guardar ou beber já.
O vinho mostra agora mais intensidade e definição aromática. No palato perdeu-se a leve fruta tropical, a barrica encontra-se mais integrada e a fruta mais precisa. Ainda jovem.
O perfil austero, tenso, elegante e de grande equilíbrio colocam esta referência no escaparate dos melhores exemplares da casta. Um grande vinho. É a melhor edição de sempre.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em barrica usadas. O vinho estagiou durante nove meses em barricas de carvalho francês. Antes de ser lançado para o mercado estagiou durante 7 meses em garrafa.
Casta: Alvarinho
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média(-), flor de laranjeira, casca de laranja, toranja, leve ananás, pimenta branca, biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve ananás, leve pimenta preta, leve salino e final longo.
Produtor: Constantino Ramos Winemaker
Enólogo: Constantino Ramos
Projeto: O produtor Constantino Ramos iniciou o projeto em 2016 e está sediado na sub-região de Monção e Melgaço. Esta referência é proveniente de uma vinha única da zona de Vale do Mouro com cerca de 0.4 hectares.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 13º – 12º
Data de prova: 2/4/2022 – 4/6/2023
Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.