Alentejo– 13% – PVP: 19,9 Euros – Nota: 92/18
De cor dourada. Destacam-se os aromas florais, a fruta de caroço, especiarias, a fruta cítrica e a mineralidade. No palato mostra-se a fruta cítrica e de caroço muito fresca. A acidez bem marcada juntamente com as leves especiarias e alguma gordura conferem uma prova equilibrada e estruturada com um final longo.
Um grande vinho branco do Alentejo.
Castas: Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Encruzado.
Vinificação: As uvas fermentaram espontaneamente em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante 12 meses.
Aspeto: Pálido e dourado.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, lima, pêssego, leve favo de mel, pimenta branca, pedra molhada e folhas secas.
Boca: seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, pimenta preta, leve manteiga e final longo.
Produtor: Mainova Sociedade Agrícola
Projeto: No ano de 2010, José Luís Monteiro, adquiriu a Herdade Fonte Santa, situada próximo de Arraiolos, e plantou 20 hectares de vinha (13 de uvas tintas e 7 de brancas) e 90 de olival. Nos anos subsequentes os vinhos foram vendidos a granel. Em 2019 começaram a vender vinho com marca própria.
Enólogos: António Maçanita e Sandra Sárria.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 8/9/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.