Vinho Verde – 13% – PVP: 24 Euros – Nota: 89 90/17,5 18
Nesta referência destacam-se os aromas cítricos, a mineralidade, fruta de caroço e as especiarias. Num segundo plano mostram-se alguns aromas florais e a cereais. O palato revela fruta cítrica e de caroço, mas acima de tudo mostra-se uma acidez quase cortante e um final longo e persistente.
O vinho apresenta uma cor ainda jovem. Os aromas cítricos aprofundaram-se e atenuaram-se as especiarias e os cereais. Afloraram ténues aromas a evolução. O palato perdeu todos os sabores a maçã.
Uma interpretação muito própria da casta que resulta num vinho envolvente e muito crocante, com evidente apetência gastronómica. Excelente estreia.
Casta: Alvarinho.
Vinificação: As uvas fermentaram em barricas de carvalho francês e em barricas de castanho. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês durante 6 meses em contactos com borras totais.
Aspeto: Pálido e verde-amarelado amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média, leve flor de laranjeira, casca de laranja, toranja, maçã verde, leve pimenta branca, pão, biscoito, pedra molhada, leve folhas secas.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, maçã verde, biscoito, pimenta preta e final longo.
Temperatura de Serviço: 14º – 12º
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Projeto: O ano de 2020 marca o início da aventura para Élio Lara. O projeto está sediado em Merufe, nos arredores de Monção e conta com três referências distintas tendo por base a casta Alvarinho.
Produtor: By Élio Lara
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 8/5/2021 – 27-3-2020