Beira Interior – 13% – PVP: 26 Euros – Nota: 93+/18,5
Este vinho apresenta uma vasta e complexa paleta aromática. Destacam-se as frutas vermelhas, as especiarias e balsâmicos, bem secundados pelos aromas florais e alguns herbáceos. O palato mostra fruta madura mas muito fresca, especiarias e alguma evolução. Muito texturado, devido aos taninos ainda muito vivos, muito fresco e cheio de complexidade. Termina longo a pedir comida.
Um vinho cheio de personalidade que combina muito bem rusticidade e “finesse”. Uma referência que importa descobrir proveniente de uma região ainda largamente desconhecida do consumidor geral.
Projeto: A Quinta dos Termos, com 200 hectares, situa-se em Belmonte conta com uma área de 200 hectares, sendo 60 de vinha. Em 1945, a família Carvalho adquiriu a propriedade e constituiu uma empresa destinada à produção de vinho.
Castas: Baga, Tinto Cão e Touriga Nacional.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e após o esmagamento foram sujeitas a um longo processo de curtimenta. O vinho estagiou em barricas novas de carvalho francês.
Cor: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mato, leve esteva, morango, cereja, pimenta preta, caruma, casca de árvore e caixa de tabaco.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), framboesa, cereja, pimenta preta, leve cogumelo e final longo.
Produtor: Quinta dos Termos
Enologia: Ángela Marín, João Carvalho, Pedro Carvalho e
Virgílio Loureiro.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 8/4/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.