Regional Alentejano – 14,5% – PVP: 30 Euros – Nota: 92/18
De cor Rubi. Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha madura, a especiarias, a fruta preta madura e a evolução. O palato mostra fruta preta, fruta madura, especiarias e taninos ainda marcados que conferem uma boa textura.
Uma referência elegante. Boa aposta para a mesa.
Projeto: Susana Esteban nasceu em Tui, Espanha. Começou a sua trajectória como enóloga em 1999, na Quinta do Côtto, tendo trabalhado posteriormente na Quinta do Crasto entre os anos 2002 e 2007. Desde essa data foi consultora em diferentes produtores do Alentejo.
No final do ano 2009 decidiu dar início ao seu projecto pessoal. Em 2011 encontrou duas parcelas em Portalegre. Uma vinha antiga com as castas tradicionais e a outra apenas com Alicante Bouschet.
Vinificação: As uvas foram fermentaram um lagares de inox de pequena capacidade com temperatura controlada. O vinho estagiou durante 16 meses em barricas de carvalho francês, dos quais 30% são de barricas novas e 70% de barricas usadas.
Castas: Alicante Bouschet (55%) e castas tradicionais (45%)
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mirtilo, cereja madura, leve azeitona, pimenta preta, pimenta branca, caruma, leve cogumelo, caixa de tabaco e leve terra seca.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), cereja, ameixa, pimenta branca e final longo.
Produtor: Susana Esteban
Enóloga: Susana Esteban
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 16º
Data: 20/1/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pela produtora.