Beira Interior – 13% – PVP: 9 Euros – Nota: 87/17,5
Este vinho apresenta muitos aromas e sabores característicos da casta quando introduzida em localizações frescas, o melão e a meloa são bons exemplos disso mesmo. A elevada acidez, os frutos secos e cremosidade compõem uma prova cheia de personalidade.
Um exemplar da casta de bom nível capaz de chamar, primeiramente, a atenção internacional para a região e, seguidamente, para as especificidades da região. Para seguir de perto.
Projeto: A Quinta da Biaia é um projeto familiar, iniciado em 2014, com cerca de 100 ha e fica situada entre as encostas de Castelo Rodrigo e a Serra da Marofa. A área plantada com vinha corresponde a cerca de 29 ha e está distribuída por três parcelas: a vinha da Alvandeira, a vinha do Souto e a vinha das Lameiras. As vinhas estão a uma altitude entre os 700 e os 750 metros de altitude.
Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente. A fermentação decorreu em inox. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês (25% novas), com “bâttonage” semanal, durante 8 meses.
Casta: Chardonnay
Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média, leve erva cortada, melão, meloa, leve maçã, pimenta branca, biscoito e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, meloa, pimenta branca, biscoito e final longo.
Produtor: Quinta da Biaia
Enologia: Luís Leocádio
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 11º
Data de prova: 20/10/2020
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.