Um guia de vinhos na linha do que já conhecemos do autor, com pequenas mudanças, mas agora concentrado apenas numa região, o Douro e nas denominações Douro e Regional Duriense. Em suma, temos as notas de prova de, cerca de 1000 vinhos, tintos, rosés, brancos, espumantes e colheitas tardias.
Uma das mudanças operadas foi o incremento das informações sobre cada produtor. Assim, podemos encontrar, para além do nome e do contacto, a área de vinha, as principais castas usadas, particularidades da viticultura, enólogo, produção total, distribuídor, particularidades da enologia e outras informações complementares.
Outra das mudanças significativas está relacionada com a forma de apresentar “Os Melhores do Ano”. Nesta edição, os vinhos estão organizados por famílias de preços: Até 8 euros; De 8 a 20 euros; De 20 a 40 euros; Mais de 40 euros. Existe ainda outra categoria suplementar bastante interessante, “Vinhos originais, experiências e/ou vinhos em produção muito limitada”.
Todas as notas de prova usam a nomenclatura de avaliação europeia, ou seja, de 0 a 20. Estas foram realizadas tendo em vista o perfil dos vinhos e indicações sobre a melhor forma como o consumidor deverá tirar o melhor partido de cada uma das referências. No entanto, todos os vinhos com uma classificação inferior a 14 valores foram excluídos.
Um livro que vale a pena adquirir.
Autor: João Paulo Martins
Edição: Oficina do Livro
Data de Edição: Janeiro de 2021
ISBN: 978-989-660-929-0
Número de páginas: 200
Onde comprar: Garrafeiras e livrarias
Preço: 13,95 Euros