Moscatel de Setúbal – 19% – PVP: 52 Euros – Nota: 93/18,5
Este vinho apresenta grande intensidade aromática destacando-se a ligação entre os frutos secos e a mineralidade. O palato revela uma referência com muita concentração de sabores a frutos secos e especiarias. A acidez relativamente elevada conferem-lhe um perfil mais fresco e muito vivo.
A elegância, profundidade, concentração e apetência gastronómica evidenciada remetem-no para um dos melhores exemplares da casta.
Projeto: A Casa Agrícola Horácio Simões teve início em 1910 e está sediada na Quinta do Anjo, próximo de Palmela. A casa dispõe de cerca de 50 hectares de vinha própria e conta com mais 30 hectares de vinha das parcerias estabelecidas. A produção anual é de cerca de 300 mil litros de vinhos tranquilos, Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo.
Vinificação: As uvas foram sujeitas a uma maceração pré-fermentativa durante cinco dias. A fermentação foi interrompida ao fim de três dias com aguardente vínica. Seguiu-se uma maceração pós-fermentativa que durou cinco meses. O estágio final foi realizado em barricas usadas de 225 litros de carvalho francês.
Casta: Moscatel Roxo
Aspeto: Intensidade média, leve turbidez e castanho claro.
Nariz: Intensidade média(+), passas, nozes, iodo, algas, salino, leve caramelo, leve vinagrinho e madeira exótica.
Boca: Muito intenso, doce, acidez média(+), álcool médio(-), muito corpo, pêssego, nozes, passas, pimenta preta e final longo.
Produtor: Casa Horácio Simões
Enólogo: Luís Camacho Simões
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Meio litro
Temperatura de Serviço: 14º
Data: 25/8/2020