Vinhos Verdes – 12,5% – PVP: 14 Euros – Nota: 89/17,5
Aromas evidentes a fruta, mineralidade e manteiga que se conjugam com leves florais e especiados. No palato revela um vinho cheio de acidez, gordo e intenso sem nunca perder um registo de elegância.
Excelente vinho que promete boa ligação à gastronomia e vida longa.
Projeto: A filoxera destruiu as vinhas do Paço de Teixeiró mas em 1978 iniciou-se a replantação com as castas tradicionais da região dando prioridade à casta Avesso e em 1985 lançou para o mercado o primeiro vinho.
A nova geração da família Champalimaud está apostada numa nova revitalização do projeto e dos vinhos, provenientes dos 10 hectares do Paço de Teixeiró situados nos contrafortes a Sul da Serra do Marão e virada para o Vale do rio Douro.
Vinificação: As uvas, provenientes da parcela denominada “Corredoira”, foram parcialmente desengaçadas e ligeiramente esmagadas. Após este processo passaram para a prensa onde tiveram um ligeiro contacto pelicular. Em seguida foram prensadas suavemente e iniciaram a fermentação em cubas de Inox. A fermentação terminou em barricas de carvalho de 300 litros. O vinho estagiou nas barricas com as borras totais, com “bâtonnage”, durante 6 meses.
Casta: Avesso
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, leve floral, lima, pêssego, pimenta branca, biscoito, manteiga e pedra molhada.
Boca: Intensidade média, seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, lima, pêssego, leve ananás, leve favo de mel, leve baunilha, manteiga e final longo.
Produtor: Paço de Teixeiró
Enólogo: João Grave
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 13º
Data: 16/8/2020