Bebida Aromatizada à Base de Vinho – 12,5% – PVP: 17 Euros – Nota: 92/18
A côr pálida e acobreada não esconde o aroma marcado pelo lúpulo e pela fruta fresca. O toque mentolado, a leve salinidade e o ligeiro melado completa um “bouquet” extremamente invulgar. O palato confirma todas as notas aromáticas e revela um textura vibrante conferida pelos taninos e pela acidez. A leve salinidade e as especiarias completam a apetência para a gastronomia.
Esta foi uma grande e boa surpresa que provei nos últimos tempos. É um novo caminho que se abre na região. A não perder, especialmente para quem procura novas e surpreendentes sensações vínicas.
Projeto: A Quinta de Tourais está situada nos arredores da cidade da Régua e pertence à família Coelho há três gerações. Até 1999 as uvas produzidas eram vendidas para a produção de vinho do Porto. Depois desse ano, e sob a responsabilidade enológica de Fernando Coelho, começaram a ser produzidos os primeiros vinhos.
Vinificação: As uvas foram previamente desengaçadas e a fermentação decorreu com as películas recorrendo às leveduras indígenas, sem adição de sulfuroso, sem controlo de temperatura e com a adição de lúpulo. O vinho estagiou seis meses em barricas usadas.
Castas: Rabigato, Gouveio e Esgana Cão.
Aspeto: Pálido e cobre.
Nariz: Intensidade média, lúpulo, leve menta, favo de mel, alperce, leve sal, pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), resina, favo de mel, pêssego, sal, pimenta preta e final longo.
Produtor: Quinta de Tourais
Enólogo: Fernando Coelho
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 28/7/2020