Vinho Verde – 13% – PVP: 32,5 Euros – Nota: 93+ 94/18,5
Os aromas, bem marcados, a fruta cítrica, fruta de caroço, manteiga e mineralidade destacam-se dos vegetais e florais também presentes. Na boca apresenta-se gordo e intenso muito bem contrabalançado com a acidez bem vincada.
Este vinho apresenta um perfil pouco vulgar na região devido aos taninos bem presentes e pela manifesta opulência, o que o transforma numa excelente companhia para pratos mais exigentes. Um excelente representante da casta.
O vinho evoluiu pouco ao longo do último ano, mas é notório o aumento das notas cítricas e da integração da barrica.
Vinificação: As uvas fermentam em cubas de inox, juntamente com as películas durante 15 dias, com a temperatura controlada. O vinho estagiou durante 12 meses em cascos de 400 litros de carvalho francês.
Casta: Alvarinho
Cor: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média(+), flor de laranjeira, damasco, casca de laranja, lima, leve pimenta branca, leve favo de mel, manteiga e sílex.
Boca: Seco, acidez alta, tanino médio, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve baunilha, lima, leve mel, manteiga e final longo.
Produtor: Provam
Projeto: A Provam foi constituída por 10 viticultores da sub-região de Monção e Melgaço, em 1992, e está sediada na zona de Barbeita. Atualmente possui uma capacidade instalada de 510.000 litros para vinificar as uvas dos fundadores e as de um grupo de pequenos viticultores da zona de Monção e Melgaço.
Enólogo: Abel Codesso
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 25/7/2020 – 30/10/2021