Dão – 12% – PVP: 20 Euros – Nota: 93/18,5
Um vinho com uma cor muito pronunciada. Destacam-se os aromas melados e a elevada mineralidade. No palato temos um vinho cheio de garra, muito vigoroso, de grande envolvência, balsâmico e muito persistente mas num registo de alguma austeridade e secura.
Uma referência plena de caráter e de complexidade. A curtimenta total confere-lhe uma grande originalidade e, simultâneamente, um regresso a um passado que remete para os primórdios dos vinhos.
Um grande vinho.
Projeto: A Casa da Passarella situa-se próximo de Lagarinhos, Gouveia, em pleno coração da região do Dão. O projeto existe desde 1892 mas no final do século passado deixou de enviar os vinhos para o mercado. O projeto foi revitalizado no início deste século e é um dos produtores mais emblemáticos da região.
Vinificação: As uvas fermentaram espontâneamente com curtimenta total. O engaço esteve em contacto direto durante um mês. O vinho estagiou em barricas de 600 litros durante cerca de 12 meses.
Castas: Encruzado, Uva Cão, Bical, Terrantez, entre outras.
Aspeto: Intensidade média e laranja.
Nariz: Intensidade média(+), favo de mel, lima, leve pêssego, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), corpo médio(+), tanino áspero, intensidade média(+), lima, mel, leve especiado e final longo.
Produtor: Casa da Passarella
Enólogo: Paulo Nunes
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 14/5/2020