Bairrada – 13% – PVP: Indisponível – Nota: 95
A Casa de Saima foi fundada em 1940 e situa-se nos arredores de Sangalhos, no centro da região da Bairrada.
Os vinhedos estão distribuídos por pequenas parcelas de terreno com diferentes idades e localizações totalizando 18 hectares.
Os encepamentos das vinhas baseiam-se nas castas tradicionais da região: Baga, Maria Gomes e Bical. No entanto, existem igualmente pequenas parcelas com Touriga Nacional, Chardonnay e Pinot Noir, entre outras.
Casta: Baga
Aspeto: Intensidade média e granada.
Nariz: Intensidade média, morango, caruma, tabaco, leve couro, alcatrão, sangue e pedra molhada.
Boca: Intensidade média, seco, acidez média alta, tanino áspero, álcool médio, corpo médio, morango, ameixa seca, leve pimenta branca e longo.
Conclusão: Este vinho apresenta grande complexidade. Os aromas revelados mostram claramente a fruta fresca mas também a evolução, em garrafa, de um vinho com décadas.
Ainda assim, é na boca que se mostra surpreendente. O tanino a a acidez ainda se encontram bastante presentes o que confere muito nervo e textura. Acima de tudo temos um vinho muito elegante e sem pontas soltas.
Este vinho encontra-se pujante e é um hino à casta Baga e à região que o viu nascer. Uma referência de classe mundial que qualquer enófilo deveria provar pelo menos uma vez na vida.
Produtor: Casa de Saima
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 18º
Data: 14/9/2019