Vinhos Verdes – 11,5% – PVP: 13 Euros – Nota: 90/18
Brancelho, Caínho, Espadeiro, Vinhão e outras provenientes de vinhas da zona de Riba de Mouro. Aromas a fruta vermelha, mineralidade, terra e leves especiarias. No palato mostra muita fruta vermelha bastante fresca e salivante com alguma textura. As leves especiarias complexificam o lote. Para a mesa ou para a cave.
Uma abordagem invulgar às castas tintas da região. Por um lado apresenta-se muito fresco e seco com alguma rusticidade polida e elegante, mas por outro lado apresenta apontamentos enológicos de outras paragens que tornam esta referência invulgar. É a melhor edição de sempre.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram, com as películas, em balseiros. O vinho estagiou em cubas de inox durante 6 meses.
Castas: Brancelho, Cainho, Espadeiro, Vinhão e Borraçal.
Aspeto: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média, framboesa, amora, cereja, terra, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino redondo, pouco álcool, framboesa, amora, cereja, leve pimenta preta e final médio(+).
Produtor: Constantino Ramos Winemaker
Enologia: Constantino Ramos
Projeto: O produtor Constantino Ramos iniciou o projeto em 2016 e está sediado na sub-região de Monção e Melgaço. Iniciou o seu projeto pessoal com vinhos provenientes do vale do Mouro, mais recentemente alargou-o ao vale do Lima.
Condição de Prova: Ao jantar.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2025/1/11