Dão – 13% – PVP: 45 Euros – Nota: 94/18,5
De cor rubi. Neste exemplar destacam-se os aromas a fruta azul, especiarias, fruta preta, alguma evolução, bálsamo e mineralidade. No palato revela fruta preta, leve baunilha e evolução. Para a mesa ou para a cave.
Um vinho sedoso e elegante que conjuga fruta e evolução. Uma verdadeiro tributo aos vinhos antigos do Dão e por um preço cordato.
Vinificação: Pisa a pé em lagar de granito com temperatura controlada. O vinho estagiou em inox durante 12 meses e em barrica de carvalho francês durante 24 meses. Antes de ser lançado no mercado estagiou 48 meses.
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Pinheira.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, mirtilo, cereja, caruma, pimenta branca, leve pinho, mato, caruma e pedra molhada.
Boca: Intensidade média(+), seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, cereja, leve baunilha, leve cogumelo e final longo.
Produtor: D.M.C. Pereira de Melo
Projeto: Os vinhos Primado são provenientes da Quinta do Coladinho que está situada em Santa Comba Dão. A vinha, plantada no início da década de 90, abrange cerca de 2 hectares. O clima da Quinta encontra-se muito marcado pelas cadeias montanhosas da Estrela, Caramulo e Lousã, que a circundam, mas também é influenciado pela proximidade à albufeira da barragem da Aguieira.
Enologia: Patrícia Santos.
Condição de Prova: Ao almoço.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 16º
Data de prova: 2024/7/5
Observação: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.