Douro – 14% – PVP: 18 Euros – Nota: 89/17,5
Proveniente de solos xistosos. O aroma revela um lado vegetal, com muita esteva. Em segundo plano mostra-se a fruta madura, a equilibrar. A barrica não se impõe. No palato revela fruta vermelha envolta em notas de madeira e taninos bem polidos. Para a mesa.
Um vinho aromaticante muito sedutor e complexo. De perfil frutado, acetinado. Esta referência irá agradar a um alargado universo de apreciadores. É a melhor edição de sempre.
Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cubas de inox. O vinho estagiou durante 9 meses em barricas de carvalho francês.
Cor: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, esteva, ameixa, mirtilo, leve baunilha, leve chocolate, leve caixa de tabaco e apara de lápis.
Boca: Seco, acidez média, álcool médio(+), tanino sedoso, corpo médio, intensidade média(+), ameixa, cereja, leve chocolate, leve baunilha e final médio(+).
Temperatura de Serviço: 17º
Produtor: Quinta Nova da Senhora do Carmo.
Projeto: A Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo nasceu na primeira metade do século XVIII, e é o resultado da junção de duas quintas.
Em 1999, a família Amorim adquiriu esta propriedade e desenvolveu a oferta nas mais diversas facetas, especialmente na criação de um vasto portefólio de vinhos e no enoturismo.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Enologia: Jorge Alves.
Condição de Prova: Ao almoço.
Data de prova: 2024/10/13
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.