Bucelas – 12,5% – PVP: 8 Euros – Nota: 90/18
Proveniente de solos calcários. Mineralidade é a pedra de toque que emoldura os aromas a flores brancas, fruta cítrica e alguma maçã verde. No palato a fruta cítrica assume grande destaque. Em segundo plano mostra-se a mineralidade e alguma maçã verde. Para a cave.
Um verdadeiro clássico de Bucelas realizado por um enólogo que colocou a casta no mapa vínico nacional.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou em cubas de inox, com agitação das borras, durante 3 meses.
Casta: Arinto.
Aspeto: Amarelo esverdeado e pálido.
Nariz: Intensidade média, flores brancas, lima, leve maçã verde, leve sal, giz e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve sal, leve maçã verde e final longo.
Produtor: Boas Quintas.
Projeto: A Sociedade Agrícola Boas Quintas nasceu, no ano de 1991, na região do Dão. No ano de 2010 alargaram a sua área de atuação a outras regiões, afirmando-se, a partir desta data, como um projeto multi-regional aliando, entre outras, três grandes Quintas: “Quinta da Fonte do Ouro” e “Quinta da Giesta”, na região do Dão e “Herdade de Gâmbia”, na região da Península de Setúbal. Atualmente, o projeto estendeu-se às regiões do Dão, Bucelas, Península de Setúbal, Alentejo, Porto e Douro, evidenciando uma forte vocação para a exportação.
Enologia: Nuno Cancela de Abreu.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2024/10/5
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.