Porto – 20% – PVP: 45 Euros – Nota: 88
A história da família Vasques de Carvalho remonta a meados do século XIX e à empresa vitivinícola da família, que sempre transformou a sua produção em vinho generoso.
A meio do século XX, a família iniciou a actividade de comerciante de vinho generoso, adquirindo uvas a terceiros, que vinificava e posteriormente vendia ao comércio exportador. Esta alteração estratégica, tomada por Maria Amélia Pereira Lopes, permitiu aumentar o stock de Vinho Generoso. Já na década de 70, Maria Amélia adquiriu o estatuto de Produtor Engarrafador de Vinho do Porto.
Em 2000, os seus herdeiros constituíram a empresa Vasques de Carvalho, Sociedade Agrícola e Comercial Lda., diversificando o produto vendido através da vinificação e engarrafamento de vinhos DOC Douro.
Em 2012, os herdeiros de Maria Amélia partilham os bens herdados de sua mãe, tendo o actual sócio Administrador ficado com a empresa Vasques de Carvalho, bem como todos os stocks de vinhos.
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão
Cor: púrpura e intensidade forte.
Nariz: intensidade média(+), especiaria, cereja compotada, ameixa compotada,chocolate e esteva.
Boca: doce, tanino suave, intensidade média (+), corpo médio (+), fruta compotada, especiaria, álcool médio(+), acidez média e final longo.
Conclusão: Um vinho do Porto ainda jovem mas com taninos bem polidos. Um conjunto bem conseguido que conjuga bem a fruta, a acidez e os taninos. Um Porto muito elegante.
Produtor: Vasques de Carvalho
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 13/10/2018