Dão – 13,5% – PVP: 69,9 Euros – Nota: 96/19
Lote composto pelas colheitas de 2011, 2014 e 2015. Nesta referência mostram-se os aromas e sabores a fruta cítrica, baunilha, fruta de caroço, manteiga e evolução em garrafa. Para a mesa ou para a cave.
É interessante verificar uma maior tendência de alguns produtores lançarem para o mercado vinhos compostos por várias colheitas. Desta forma obtemos vinhos de maior complexidade e complementaridade. Neste caso temos uma excelente ligação entre aromas da vinificação e de evolução em garrafa. Mais um vinho a não perder.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas totalmente e fermentação ocorreu em barricas novas (25%) e usadas (75%). O vinho estagiou durante 18 em barrica e 6 anos em garrafa. O lote é composto pelas colheitas de 2011 (50%), 2014 (25%) e 2015 (25%).
Casta: Encruzado.
Aspeto: Pálido e amarelo-claro.
Nariz: Intensidade média, lima, pêssego, baunilha, manteiga, baunilha, folhas secas e leve chá.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), pêssego, manteiga, baunilha e leve chá.
Produtor: Total Wines.
Projeto: Osvaldo Amado já faz vinhos há mais de 30 anos e é um dos enólogos portugueses mais reconhecidos internacionalmente. Recentemente decidiu reestruturar a sua vida para ter condições para produzir os seus próprios vinhos em Portugal e, futuramente, pelo mundo. Dessa vontade nasceu a marca Raríssimo by Osvaldo Amado.
Enologia: Osvaldo Amado.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2024/5/4
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.