Douro – 12% – PVP: 30 Euros – Nota: 96/19
As uvas provenientes de vinhas velhas localizadas em altitude. Nesta referência mostram-se aromas a flores brancas, elevada mineralidade, leve fruta de caroço e leve fruta cítrica. No palato revela especiarias, leve fruta cítrica e de caroço num registo muito fresco e tenso. Para a cave.
Esta referência apresenta elevada austeridade e mineralidade. Encontra-se ainda muito jovem e “encolhido” pelo que terá vida longa em cave. É um dos grandes vinhos brancos do Douro e do mundo que não fará má figura diante de outras referências mais badaladas internacionalmente, e por uma fração do preço.
Vinificação: uvas não desengaçadas, ligeiramente esmagadas em prensa vertical, sendo o mosto resultante decantado para cubas de aço inox. Em seguida passado a limpo para barricas usadas de carvalho francês de 225 litros, onde fermentou com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas durante cerca de 12 meses nas mesmas barricas. Antes do lançamento estagiou 2 anos em garrafa.
Castas: Rabigato (40%) e outras.
Aspeto: Pálido e verde-amarelado.
Nariz: Intensidade média(-), flores brancas, leve pêssego, leve lima, leve baunilha e pedra lascada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(-), corpo médio(+), intensidade média(+), leve pêssego, leve lima, pimenta preta e final longo.
Produtor: Wine Drops.
Enologia: Joana Pinhão e Rui Lopes.
Projeto: Este é um projeto recente, no Douro, mas há muito tempo que foi pensado pela Joana Pinhão e pelo Rui Lopes. As referências Somnium nascem de uma vontade partilhada para fazer vinhos pouco intervencionados, provenientes de castas tradicionais plantadas em altitude de vinhas muito velhas da zona de Porrais.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2024/5/4
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.