Alentejo – 13,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 92/18
Esta referência é produzida a mais de 700 metros de altitude, na serra de São Mamede. Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha, especiarias e leve evolução. No palato mostra-se a fruta vermelha, chocolate e especiarias, num recorte texturado e fresco. Para a mesa ou para a cave.
Um vinho de perfil fresco, frutado e elegante. A serra de São Mamede em todo o seu esplendor.
Vinificação: As uvas foram completamente desengaçadas e fermentaram com controlo de temperatura. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas novas de carvalho francês. Depois de engarrafado permaneceu em cave durante 12 meses.
Castas: Aragonês, Moreto, Trincadeira e Alicante Bouschet, predominantemente de vinhas velhas.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, amora, framboesa, cereja, pimenta branca e folhas secas.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), cereja, amora, leve chocolate, pimenta preta e final longo.
Produtor: Lusovini.
Projeto: Os vinhos Pedra Cancela têm sido produzidos com uvas da família Gouveia e outras propriedades na região do Dão, entre Viseu, Nelas e Mangualde. No ano 2000, a marca estreou-se pelas mãos do professor de viticultura e enólogo João Paulo Gouveia, a quem se juntou mais tarde a enóloga Sónia Martins, sendo que os Pedra Cancela são hoje parte integrante do projecto Lusovini, do qual ambos são sócios.
Enólogos: Sónia Martins.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 3/2/2024
Observações: Amostra gentilmente fornecida pelo produtor.