Madeira – 20% – PVP: 989 Euros – Nota: 99/19,5
De cor âmbar. Este vinho mostra aromas tropicais, fruta cristalizada, cera, frutos secos, mar, vinagrinho e balsamo. No palato destacam-se uma verdadeira explosão das notas de fruta cristalizada e sal num registo fresco. Para guardar ou para a mesa.
Um vinho verdadeiramente exclusivo, explosivo e avassalador. Para beber de joelhos.
Vinificação: O lote de 50 anos resulta de uma mistura de 4 vinhos: 30% de Verdelho extra seco dos anos 50; 48% de Boal 1978, envelhecido em canteiro; 15% de Malvasia velho (mais de 100 anos) exclusivamente envelhecido em cascos e 7% de outro Malvasia muito velho (60 anos em casco e outros 40 em garrafão).
Castas: Verdelho, Boal e Malvasia.
Aspeto: Intensidade média e âmbar.
Nariz: Intensidade média(+), coco, figo, alperce, damasco, tâmara, vinagrinho, cera, algas e sal.
Boca: Meio doce, acidez alta, álcool médio, muito corpo, intensidade muito alta, figo cristalizado, laranja cristalizada, sal e final muito longo e explosivo.
Produtor: Vinhos Barbeito.
Projeto: Fundada em 1946, por Mário Barbeito de Vasconcelos, a empresa Vinhos Barbeito foi sempre gerida por membros família. Em 1991, com a concretização da “joint-venture” com a família Kinoshita, e ainda com a entrada de Ricardo Freitas, a empresa ganhou novo fôlego e recuperou a filosofia alicerçada na qualidade delineada pelo seu fundador.
Enólogo: Ricardo Barbeito.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Data de Engarrafamento: Novembro de 2022.
Capacidade: 0,75 L
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 9/11/2023