Vinho Verde – 12% – PVP: 29 Euros – Nota: 90/18
Os leves aromas a favo de mel, especiarias e terra húmida servem de moldura à folha de louro, funcho e mineralidade. No palato mostra-se a fruta cítrica muito fresca e vibrante juntamente com leves especiarias e alguma tropicalidade. Para a mesa ou para a cave.
Uma interessante técnica enológica aliada a uma visão natural de origem a um vinho floral, austero e jovem. A não perder. Um projeto para acompanhar de perto.
Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente e fermentaram em cubas de aço inox. O vinho envelheceu em tinajas de barro (25%), barricas de carvalho usadas (25%) e em cubas de inox (50%).
Casta: Loureiro.
Cor: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média, folha de louro, funcho, lima, leve favo de mel, leve pimenta branca, leve terra húmida e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve ananás, lima, leve pimenta preta e final longo.
Produtor: Paraíso Natural Wine.
Projeto: Este pequeno projeto resulta de uma parceria entre os britânicos e portugueses. Está situado a apenas 20 Km da costa na pequena aldeia do Paraíso, uma única vinha do Loureiro, que cresce a 300 metros de altitude. A propriedade totaliza cerca de 4,5 hectares e as vinhas foram plantadas em 2013. O objetivo passa por cultivar organicamente as uvas de forma a permitir que se expressem naturalmente; e cultivar e engarrafar um belo vinho, sem intervenção em da vinha, sem aditivos na garrafa.”
Enólogo: Miguel Viseu.
Viticultura: Leli Viseu.
Condição de Prova: Ao jantar.
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 22/5/2023