Leitor Wine & Stuff
|
O verão chegou, a acompanha-lo veio o calor do Sol e o calor humano trazido pelos turistas. Ainda bem. A canícula, que não tem dado tréguas, remete-nos para a sombra das esplanadas em busca de comidas e bebidas muito frescas e leves.
Com o intuito de auxiliar no momento da escolha proponho 10 vinhos para aplacar a sede e relaxar, nesta altura de veraneio.
Rosés
Muxagat Rosé 2020 (10 Euros)
Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha e mineralidade. Em pano de fundo os leves florais, especiarias e algum biscoito complementam o “bouquet”. No palato mostra-se a fruta vermelha acompanhada de algum biscoito e especiarias.
Bal da Madre Rosé 2022 (10,75 Euros)
De cor aberta. Este vinho apresenta aromas e sabores a flores, fruta vermelha e mineralidade. Um vinho austero e mineral capaz de fazer boa figura a acompanhar pratos de verão.
Rosé da Gaivosa Rosé 2022 (14 Euros)
De cor aberta. Destaque para os aromas a rosas, fruta vermelha e mineralidade. As leves especiarias, provenientes da barrica, também estão presentes, mas não se sobrepõem aos restantes aromas. No palato revelam-se as frutas vermelhas e a leve pimenta preta. Para a mesa. Um excelente rosé de perfil muito fresco e mineral.
Prior Lucas Fénix Rosé 2020 (22 Euros)
Neste vinho destacam-se os aromas e sabores a fruta vermelha, alguma baunilha e mineralidade. A acidez bem presente empresta uma frescura marcante e salivante que o fará brilhar à mesa. Um grande rosé capaz de ombrear com o que de melhor se faz na região.
Quinta do Monte d’Oiro Reserva Rosé 2021 (25 Euros)
Casca de cebola na cor. Aroma a flores, fruta vermelha, mineralidade e leves especiarias. No palato revela fruta vermelha e leves especiarias. Para a mesa. Uma referência de perfil muito fresco, sumarento e seco. É um dos melhores rosés nacionais. A não perder.
BrancoS
Raio de Luz Branco 2022 (10,49 Euros)
De cor amarela-esverdeada. Esta referência mostra fruta cítrica, mineralidade e leve fruta tropical. No palato revela fruta cítrica, de caroço e leve fruta tropical. Para a mesa. Um vinho ainda muito jovem, de perfil austero e seco. Um excelente surpresa por um preço muito atrativo.
Herdade da Aldeia de Cima Reserva Branco 2021 (15 Euros)
De cor amarela. Os aromas a flores, fruta de caroço e mineralidade encontram-se em destaque. A manteiga e as especiarias completam o “bouquet”. O palato revela fruta cítrica, manteiga e fruta de caroço. A ténue barrica também se encontra mas está quase impercetível. A alteração das percentagens do lote resultou num perfil mais fresco e amanteigado. Um vinho cheio de personalidade.
Quinta do Sobral Encruzado 2021 (16 Euros)
De cor amarela-clara. Neste vinho destacam-se os aromas a flores e maçã verde. Num segundo plano mostram-se as especiarias, biscoito e pedra molhada. No palato revela-se a fruta de caroço, o biscoito e especiarias. Um vinho de perfil austero e mineral dentro de um registo de extrema elegância e equilíbrio.
Vale dos Ares Em Borras Finas Alvarinho 2020 (17 Euros)
De cor amarelo-esverdeado. Aromas bem marcados a flores, fruta cítrica, biscoito e mineralidade. No palato mostra a fruta fresca e leve biscoito. Para a cave. O perfil bastante austero, a acidez bem marcada e o perfil mineral revelam uma vida longa em cave.
Espumantes
Adega de Favaios Grande Reserva Bruto Espumante 2013 (13,50 Euros)
De cor dourada. Este espumante mostra aromas fruta cítrica, padaria, frutos secos e mineralidade. No palato revela fruta cítrica, frutos secos e salinidade. Um espumante de perfil seco, muito cremoso e mineral. Uma referência quase desconhecida do consumidor, que merece maior reconhecimento e com um preço absolutamente pornográfico.