Bairrada – 12,5% – PVP: 35 Euros – Nota: 90/18
De cor amarela. Um espumante que conjuga aromas e sabores a fruta de caroço muito fresca com especiarias, evolução em garrafa e mineralidade. Uma referência com um perfil muito diferente do habitual devido à fermentação em barrica e ao método solera. Para a mesa.
Um espumante de grande complexidade e arrojo.
Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente e a fermentação ocorreu em barricas usadas. Estágio pelo método de solera durante 18 meses.
Castas: Cercial, Baga e Bical.
Aspeto: Pálido, efervescência e amarelo.
Nariz: Intensidade média, maçã, pinhão, biscoito, pimenta branca, folhas secas, salino e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve morango, maçã verde, leve pimenta preta, salino e final longo.
Produtor: Vadio
Projeto: O projeto Vadio foi fundado pelo enólogo Luís Patrão, em 2005, e está situado na aldeia da Poutena. Os vinhos são essencialmente provenientes de três vinhas totalmente distintas. A vinha do Rexarte, reestruturada em 2007, é uma colina com exposição à oeste e tem um solo arenoso da época Plioceno e está dedicada às castas brancas tradicionais Cercial e Bical. Em 2009, adquiriram uma parcela de 0,5 ha contigua a esta, que tem a particularidade de ser uma zona de transição entre solos argilosos e arenosos na qual plantaram Baga. A vinha do Vale do Dom Pedro fica em uma encosta oposta ao Rexarte. Separadas por um pequeno riacho, tem solos completamente distintos: argilo-calcário e areia. Esta vinha, com meio hectare, foi plantada em 2009 com Baga. A vinha do Bárrio está localizada num vale. O relevo é ligeiramente ondulado e o solo é de origem argilo-calcária, do período jurássico. Esta vinha divide-se em 3 parcelas: Bárrio Velho (0,2 ha), Cancelinha (1,3 ha) e Bárrio do Forno (1,2 ha).
Enólogo: Luís Patrão.
Viticultura: Dinis Patrão.
Condição de Prova: Sem comida.
Temperatura de Serviço: 10º
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 24/2/2023