Douro – 14,5% – PVP: 62,5 Euros – Nota: 96/19
De cor rubi quase opaco. Destacam-se os aromas a fruta vermelha, mineralidade e fruta preta complementadas por algum cacau, flores, baunilha e tabaco. No palato confirma-se a fruta levemente texturada, a leve baunilha e o chocolate. Para a mesa.
Um grande vinho que combina músculo e elegância. Uma estreia em grande para mais uma estrela do proveniente do Douro.
Castas: Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (40%) e Tinta Roriz (20%)
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cubas de inox, com temperatura controlada. O vinho estagiou durante 20 meses em barricas de carvalho francês.
Aspeto: Intensidade média e rubi.
Nariz: Intensidade média, leve folha de tomate, leve esteva, cereja, ameixa, leve baunilha, leve cacau, leve tabaco e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez média, tanino médio, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), cereja, ameixa, leve cacau, leve baunilha e final longo.
Temperatura de Serviço: 17º
Produtor: Lobo de Vasconcellos Wines.
Projeto: O projeto está sediado em Vendinha, nos arredores da cidade de Évora. As uvas proveem de duas herdades próximas. A Herdade da Perescuma conta com 543 ha dos quais 37,9 ha são de vinha, tendo sido as primeiras vinhas plantadas em 1996. Actualmente o encepamento é maioritariamente de variedades tintas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Franca e Sousão, tendo sido recentemente plantados 6 ha das castas brancas: Verdelho, Viosinho e Vouvignon Blanc. A Herdade do Zambujal do Conde possui uma área de 512 ha, dos quais 8.1 são de vinha constituída maioritariamente por castas tintas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e uma única casta branca, a Verdelho.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Enólogo: Manuel Lobo.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Data de prova: 16/2/2023
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.