Vinhos Verdes – 13% – PVP: 15 Euros – Nota: 90/18
Este vinho revela aromas a flores, fruta cítrica, especiarias, amêndoas e mineralidade. O palato mostra fruta cítrica levemente texturada, devido aos taninos presentes e muita frescura. As especiarias e o toque amendoado complementam uma prova complexa e prazerosa.
É interessante verificar que a ténue doçura é muito bem balanceada com a acidez muito vincada. Em suma, estamos na presença de um vinho complexo e equilibrado capaz de acompanhar os pratos de peixe da nossa mesa.
Casta: Alvarinho.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e maceradas. A fermentação ocorreu de forma espontânea sem temperatura controlada. O vinho estagiou durante 15 meses em cubas de inox (75%) e barricas usadas (25%).
Aspeto: Pálido e amarelo claro.
Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, leve toranja, leve amêndoa, pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, leve tanino, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve amêndoa, leve pimenta preta e final longo.
Temperatura de Serviço: 12º
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Produtor: Casa do Barroso.
Projeto: Em 2013, os irmãos Jorge e Pedro Barroso iniciaram um processo de reconversão da vinha e em 2017, a partir da seleção das melhores uvas dos 3,5 ha dedicados à casta Alvarinho distribuídos por 3 propriedades localizadas entre os 100 e 400 metros, engarrafaram o primeiro vinho a ser comercializado com marca própria.
Enólogo: Márcio Lopes.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 25/2/2022
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.