Vinhos Verdes – 13,5% – PVP: 40 Euros – Nota: 93+/18,5
De cor dourada. Aromas a fruta cítrica, amêndoa, mineralidade e alguma evolução. O palato mostra fruta cítrica levemente texturada e muito fresca. A acidez marcada ligada a alguma textura e cremosidade revelam uma excelente personalidade.
O perfil cítrico e salino contrasta com o leve mel criando uma boa complementaridade entre juventude e evolução. A ligação entre estes dois fatores mostram que a Alvarinho ainda tem muito para mostrar.
Um grande vinho.
Casta: Alvarinho.
Vinificação: As uvas foram desengaçadas e maceradas. A fermentação ocorreu em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em cubas de inox, com “bâtonnage” durante 46 meses. Antes de ser lançado no mercado repousou em garrafa durante meio ano.
Aspeto: Intensidade média e dourado.
Nariz: Intensidade média, casca de laranja, toranja, amêndoa, pedra molhada, leve salino, leve favo de mel e leve feno.
Boca: Seco, acidez alta, leve tanino,álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, biscoito, salino, amêndoa, leve mel e final longo.
Temperatura de Serviço: 12º
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Projeto: A Valados de Melgaço é um projeto familiar dirigido por Artur Meleiro em 2013. A empresa tem duas marcas próprias: Valados de Melgaço e Quinta de Golães.
Produtor: Valados de Melgaço
Capacidade: Standard (0,75 L)
Data de prova: 25/2/2022
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.