Sem DO – 11% – PVP: 75 Euros – Nota: 92/18
De cor amarela. Este espumante mostra aromas e sabores a fruta cítrica, padaria, fruta de caroço, frutos secos, mineralidade e leves especiarias. A acidez bem marcada e a bolha fina remetem este vinho para a mesa.
Uma referência de corpo médio, mas capaz de mostrar intensidade. Elegante e cheio de nervo.
Vinificação: As uvas fermentaram em barrica usada, sem controlo de temperatura. A segunda fermentação, em garrafa, teve um estágio de 44 meses.
Casta: Trincadeira.
Aspeto: Pálido, amarelo e efervescência.
Nariz: Intensidade média, pêssego, lima, manteiga, biscoito, fermento de padeiro, pinhão, leve pimenta branca e pedra molhada.
Boca: Seco, acidez alta, pouco álcool, corpo médio, intensidade média(+), bolha fina, lima, pêssego, pinhão, amêndoa e final longo.
Produtor: Campolargo Vinhos.
Projeto: Em meados dos anos noventa surgiram os primeiros ensaios de vinificação com as diversas castas nacionais e internacionais. Os primeiros vinhos da marca Campolargo foram os da colheita de 2000, sendo que a nova adega apenas foi construída em 2004.
As vinhas agrupam-se em duas propriedades: Quinta de S. Mateus, (110ha) na freguesia de S. Lourenço do Bairro e Quinta de Vale de Azar, (60ha) na freguesia de Arcos.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 9º
Data de prova: 2/1/2022
Observações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.