Autores: Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira
Edição: Plátano Editora
Data de Edição: Outubro de 2019
ISBN: 978-989-760-255-9
Número de páginas: 224
Onde comprar: Plátano Editora (Por exemplo)
Preço: 15, 21 Euros
Os autores, baseando-se na longa experiência pessoal e profissional, entenderam que o método de prova tradicional não é suficiente para avaliar um vinho da forma mais precisa. Por isso, desenvolveram um novo método centrado nas emoções que o vinho causa em cada provador.
Para fundamentar o método recorreram a uma multiplicidade de disciplinas e áreas do saber como por exemplo: a neurociência, a química, a enologia, a história, a estética, a psicologia, a gastronomia, entre outas.
A obra, que é encarada pelos autores como um manual, encontra-se dividida em três partes fundamentais.
A primeira parte, intitulada “A prova clássica e os sentidos”, aborda as condições necessárias para provar um vinho, como por exemplo: o momento ideal da prova de um vinho, a temperatura, a forma do copo, a técnica de prova e os descritores sensoriais.
Neste capítulo também é abordada a forma como o cérebro trata a informação recebida dos sentidos e a multiplicidade de respostas individuais para os estímulos recebidos.
A segunda parte do livro, intitulada “O novo método de prova: descrever e entender as emoções do provador”, apresenta detalhadamente a nova forma de provar um vinho.
Por fim, a terceira parte aborda várias temáticas relacionadas com a estética, moda e preferências dos consumidores.
É interessante verificar que esta obra foi concebida como uma tese na qual são arrolados diversos argumentos multidisciplinares que culminam numa nova forma de compreender e provar vinhos.
Esta livro é dirigido a iniciados no mundo vínico, mas os críticos vínicos e produtores de vinho com mais anos de experiência também encontrarão razões para lerem o livro, em especial, na clarificação do funcionamento do cérebro humano e nas emoções que os vinhos provocam.
Uma obra para ler e reler com atenção para depois aplicar no dia-a-dia do provador mais ou menos experiente.
Agradeço a detalhada informação sobre o livro, que certamente ajudará alguns leitores a decidirem-se a lê-lo.
Eu acrescentaria, ainda, que é um livro feito por gente do vinho para a gente do vinho para a gente que gosta ou quer gostar de vinho.
Obrigado pelo seu comentário, Professor.
Depois de ler o livro fiquei com muita vontade de lhe colocar uma questão e aproveito este espaço para o fazer. Será que não seria possível conjugar o novo método de prova com o convencional num híbrido?
É no mínimo desafiante tanto para iniciados como para alguns experientes mas sempre curiosos e abertos a uma nova prova pq cada prova tem a sua emissão certificado de nascimento primeira mão, e a primeira é sempre a q conta, depois se filosofa.
Gostaria saber se posso comprar no Amazon pq moro nos Estados Unidos
Obrigado,
Leonel Lopes
Olá, Leonel. Provavelmente dará para comprar on-line. Abraço.