

Fundador: Laurence Orbach
Conselheiro Editorial: Hugh Johnson OBE
Editor: Neil Beckett
Contribuidores: A revista apresenta dezenas de artigos escritos por alguns dos mais premiados escritores mundiais do setor vínico, como por exemplo: Hugh Johnson OBE, Andrew Jefford, Simon Wolf, entre outros. Concomitantemente, recorre aos serviços de prestigiados “Master of Wine” e talentos emergentes.
Periodicidade: Trimestral
Número de páginas: 218
On line: The World of Fine Wine
Onde comprar: Tabacarias
Preço: 31,90 Euros
Esta revista apresenta uma estrutura invulgar, a primeira centena de páginas é dedicada a quatro separadores independentes: “Nouveau”, “Liquid Assets”, “Preview” e “Review”. Estes separadores apresentam os destaques, os novos lançamentos e as análises das temáticas escolhidas pelo editor. Curiosamente, as temáticas não se cingem apenas a vinhos ou a produtores de qualquer parte do mundo. Muitas vezes a temática está relacionada com a restauração ou com o enoturismo.
O separador “Liquid Assets” está direcionado para a análise da evolução dos mercados de vinho como, por exemplo: os leilões mundiais ou a variação multi-anual de uma referência.
Depois destes temas podemos encontrar inúmeras páginas dedicadas a um dos separadores mais interessantes, o “Feature”. Os artigos agregados nesta secção podem ser muito variados mas são quase sempre extremamente aprofundados. Estes podem incluir a apresentação de um produtor, a história de uma família que se dedica à produção de vinho, a análise de uma região vínica ou de um país em particular.
Ente cada um dos separadores é introduzido um artigo de opinião escrito por um autor convidado para o efeito. Estes são quase sempre interessantes pois focam-se em temáticas atuais ou na apresentação e defesa de um determinado argumento.
A última parte da revista é constituída por um separador dedicado às provas do painel da revista intitulado “Tastings”. Este separador tem sempre várias temáticas que podem variar entre a prova de vinhos de uma casta ou de uma região do mundo.
O painel é constituído por mais de trinta provadores de todo o mundo, sendo a maioria “Master of Wine” ou personalidades de reconhecido mérito.
Esta é, na minha opinião, uma das melhores e mais completas revistas de vinho do mundo. Um objeto, quase de culto, para enófilos e profissionais do setor.