Ficha da Casta
Variedade
Branca
Sinonímia
Baldsena, Carrega Besta, Estreito, Muscatel Bravo, Não Há, Puesta en Cruz (Espanha), Respigueiro, Rabo de Asno, Rabo de Carneiro, Rabo de Gato e Rodrigo Afonso.
Variedades erradamente identificadas com a Rabigato
Donzelinho Branco, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha.
Origens
A Rabigato teve origem na região do Douro.
Em Portugal, a primeira menção foi realizada por Rui Fernandes, em 1531, no livro “Descrição do terreno duas léguas em roda da cidade de Lamego”.
António Lacerda Gyrão, em 1822, refere-se à elevada acidez da casta no “Tratado Teórico e Prático da Agricultura das Vinhas”. Mais tarde, em 1891, Constantino Lacerda Lobo classificou-a no Douro, em Vilarinho da Castanheira, Anciães, Termo de Alijó e Murça.
Cincinatto da Costa referiu, na sua obra seminal “O Portugal Vitivinícola: Estudos sobre a Ampelografia e o Valor Enológico”, a casta por todo do país, em 1900.
Características
A Rabigato apresenta um vigor médio e uma produtividade média. O cacho é pequeno, cónico e muito compacto. O bago é pequeno, arredondado e com uma película fina. A casta é sensível ao oídio, ao míldio e à Botritis.
Regiões de Maior Relevância e Expansão
Muito embora Cincinatto da Costa tenha reportado a casta por todo o país, em 1900. Atualmente está praticamente confinada à região que a viu nascer, o Douro.
No ano de 2018 estava implantada em 1446 Hectares ocupando cerca de 1% da área total de vinha em Portugal e cerca de 4% no Douro. Esta era a segunda casta mais plantada na região, logo depois da Síria.
Parentalidade
A análise ao DNA realizada em 2010, por Castro e outros, sugere que existe uma ligação genética com a Tinta Francisca.
Notas de Prova
Os vinhos obtidos são elegantes, delicados, de elevada acidez, grande estrutura e de textura cremosa.
Fontes
- Böhm, Jorge (2007), Portugal Vitícola – O Grande Livro das Castas, Chaves Ferreira Publicações, Lisboa
- Robinson, Jancis; Harding, Julia; Vouillamoz, José (2012), Wine Grapes: A Complete Guide to 1,368 Vine Varieties, including their Origins and Flavours, Penguin Group, Londres
- https://www.ivv.gov.pt (22 de março de 2020)