
Dão – 13% – PVP: 45 Euros – Nota: 94/18,5
Proveniente de vinhas vinhas velhas, este vinho mostra aromas a flores, fruta vermelha, especiarias, leve balsâmico e alguma evolução. No palato revela fruta fresca texturada, especiarias e algum mentol. Final longo. Para a mesa ou para a cave.
Um vinho ainda jovem, cheio de elegância e caráter.
Vinificação: As fermentaram em barricas de carvalho francês e em cubas de inox, com temperatura controlada. Metade do vinho estagiou em barricas de carvalho francês (500 litros), durante 6 meses. Antes de ser lançado no mercado estagiou 12 meses em garrafa.
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Baga, entre outras.
Aspeto: Intensidade média e rubi claro.
Nariz: Intensidade média, leve menta, esteva, leve pinho, framboesa, cereja, pimenta branca e leve caruma.
Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve menta, framboesa, cereja, pimenta preta e final longo.
Produtor: Pedra Cancela.
Projeto: Os vinhos Pedra Cancela têm sido produzidos com uvas da família Gouveia e outras propriedades na região do Dão, entre Viseu, Nelas e Mangualde. No ano 2000 a marca estreou-se pelas mãos do professor de viticultura e enólogo João Paulo Gouveia, a quem se juntou mais tarde a enóloga Sónia Martins, sendo que os Pedra Cancela são hoje parte integrante do projecto Lusovini, do qual ambos são sócios.
Enólogo: João Paulo Gouveia.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 17º
Data de prova: 2/9/2023